Ônibus com mais de 7 anos de uso circulam pelas ruas de São Luís

Uma lei municipal em São Luís de 1996 proíbe a circulação de ônibus com mais de sete anos de uso, mas uma parte da frota circula por muitos anos além desse prazo. Segundo os dados do Denatran, existem ônibus 14 anos rodando pelas ruas da capital.

Segundo o aplicativo Denatran, um ônibus que faz a Linha São Bernardo João de Deus está circulando na capital maranhense desde 2009.

Já os ônibus que fazem a linha Vila dos Nobres, Jomar Moraes Terminal da Praia Grande e Parque dos Nobres, de acordo com o aplicativo estão circulando desde 2014 na avenidas da capital maranhense. Ou seja, estão fazendo o transporte de passageiros por 9 anos.

Agora, o usuário do transporte coletivo conta com uma ferramenta que permite o monitoramento do ano de fabricação dos ônibus que circulam na cidade: um aplicativo para celular criado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública. O Sinesp Cidadão está disponível para smartphones com sistema Android e IOS. Depois de clicar no ícone, basta digitar as letras e o número da placa do veículo. Uma busca no banco de dados do Denatran  informa o ano de fabricação, a cor, o chassi e também a cidade onde o veículo está registrado.

Por meio de nota a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) informa que os veículos das linhas, Maiobão/L1 e L2 e Parque Vitória/Alemanha, fazem parte do Sistema Semiurbano de Transporte, de responsabilidade da Agência de Mobilidade Urbana. Já os veículos das linhas, São Bernardo/João de Deus, Vila dos Nobres e Parque dos nobres, pertencentes aos consórcios Upaon Açú e Via SL, possuem idade média de 7 anos. 

A SMTT reforça ainda que as empresas já foram notificadas para substituição dos veículos, e que mantém e intensifica as fiscalizações nos ônibus que compõem o Sistema de Transporte Urbano de São Luís, para fazer com que as empresas consorciadas cumpram com as obrigações estabelecidas no acordo firmado em abril deste ano.



Tags: Denatran, joao de deus, jomar moraes, Maranhão, São Bernardo, São Luís, transporte público