Onda de calor atinge o Maranhão

Publicado nessa terça-feira (22), Uma onda de calor intenso deve atingir 19 estados brasileiros, incluindo o Maranhão, até a próxima sexta-feira (25). A elevação da temperatura, que pode chegar a 40°C em algumas localidades, recebeu classificação de “perigo potencial”, o alerta amarelo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) — menor grau na escala de três estágios.

O aviso informa que a temperatura deve aumentar até 5°C acima da média prevista para esta época do ano, considerada inverno no País. O fenômeno deve durar de dois até três dias e oferece “leve risco à saúde”, conforme a instituição meteorológica ligada ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

Estados atingidos : Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima, São Paulo e Tocantins, além do Distrito Federal, devem ser afetados pela onda de calor.

A máxima nas capitais Cuiabá (MT), Teresina (PI), Manaus (AM), Palmas (TO), Rio de Janeiro (RJ) e Campo Grande (MS) deve girar em torno dos 37°C a 40°C nesta quarta-feira (23).

Rio Grande do Sul e Santa Catarina ficaram de fora do aviso para a elevação das temperaturas, mas o Inmet emitiu um alerta indicando o risco de tempestades na região.

O alerta amarelo do Inmet indica que o fenômeno se trata de uma “situação meteorológica potencialmente perigosa”. Nas federações atingidas pela onda de calor, o instituto orienta que a população tenha cuidado na prática de atividades sujeitas às intempéries. 

Tags: Brasil, onda de calor