O Centro de Criatividade Odylo Costa Filho sofreu um novo ataque de vândalos na tarde desta quarta-feira (10). Homens entraram em plena luz do dia e saquearam o casarão cultural localizado no Centro Histórico de São Luís. Este é o segundo furto de grande repercussão em 10 dias.
Os homens entraram no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho sem nenhuma dificuldade e resistência. Imagens gravadas por pessoas que estão no Centro Histórico de São Luís, mostram toda a ação criminosa dos sucateadores. Os homens não se preocuparam nem mesmo em esconder o resto e saíram com as mãos cheias de objetos furtados do lugar.
“Para mim, como fazedor de arte, como fazedor de cultura, é lamentável, é triste, é estarrecedor ver a situação que se encontra o Centro de Criatividade Odylo Costa Filho”, desabafou o ator e diretor teatral Denilton Neves.
No final do ano de 2023, o vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão, publico no X (antigo Twiiter) que as obras no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho seriam retomadas em 2024. No entanto, até o momento nenhuma obra foi iniciada.
Para o ator e diretor teatral Denilton Neves, o poder o público não está cumprindo com suas promessas. De acordo com ele, o atual governo se diz a favor da cultura, mas as suas ações não refletem esse compromisso.
“É lamentável ver que um governo, que aí está que se diz um governo popular, que se diz um governo em prol da cultura, mas deixa esse centro se acabar, ser completamente saqueado sem fazer nada. E olha que o Odylo Costa Filho fica a poucos metros da sede do governo do estado no coração do centro histórico”, concluiu Denilton Neves.
Não é a primeira vez
Na madrugada do dia 1º de abril, equipamentos de som, cadeiras e materiais artísticos foram roubados após as janelas do Centro de Criatividade Odylo Costa Filho terem sido arrombadas. Na época deste primeiro sucateamento, o Portal Difusora News solicitou uma nota oficial do Governo do Estado cobrando respostas, e eles informaram que o projeto de restauração do Odylo Costa Filho ainda estava em processo de elaboração. Somente após essa etapa, passaria por aprovação e, por fim, seriam iniciadas as obras.
Em relação aos novos furtos ocorridos na tarde desta quarta-feira (10), o Portal Difusora News também solicitou nota oficial, porém, até o encerramento desta matéria o Governo do Estado não se pronunciou.