O Maranhão é um dos estados com maiores índices de internações por queimadura do país

Segundo os dados anuais da Associação Maranhense de Apoio aos Sobreviventes de Queimaduras (AMASQ) e o DataSUS, o Maranhão registrou mais de 12 mil internações por queimaduras. Número que coloca o estado como um dos maiores em números de internações por queimaduras do país.

De 2015 a 2020, o Maranhão teve mais de 56 mil internações por queimaduras. Mesmo com o número alarmante, o estado chegou a inaugurar neste ano, uma ala para queimaduras no Hospital da Ilha em São Luís.

A Associação Maranhense de Apoio aos Sobreviventes de Queimaduras (AMASQ), se manifestou e disse que ainda é necessário ampliar as políticas públicas, já que os pacientes necessitam de apoio após o período de recuperação. Além de serviço terapia ocupacional, os pacientes precisam de fisioterapia, atendimento psicológico, hidratantes e malhas compressivas que podem ser doadas direto na Associação.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que a assistência prestada para queimados é curativa, dispondo de serviços de cirurgia plástica, balneoterapia, curativos especiais, acompanhamento com fisioterapia, terapia ocupacional e psicologia.

Tags: Maranhão, queimaduras