Danilo Batista, de 35 anos, é formado em odontologia e foi o único no estado a alcançar a pontuação máxima na redação do ENEM.
Danilo Batista, de 35 anos, é formado em odontologia e foi o único no estado a alcançar a pontuação máxima na redação do ENEM.
O escritor maranhense Danilo Batista, de 35 anos, é formado em odontologia e foi o único no estado a alcançar a tão almejada nota mil na redação do Exame Nacional do Ensino Médio de 2024 (ENEM).
📲 Clique AQUI e participe do nosso canal no WhatsApp
Segundo o Ministério da Educação, apenas 12 pessoas tiraram nota mil na redação do ENEM em todo o Brasil. Esse é o menor número registrado nos últimos 10 anos. O resultado está disponível no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP).
Todo o processo de estudos não é fácil, ainda mais para quem está fora da rotina de aprendizagem. O fato de Danilo ter terminado o Ensino Médio há muito tempo o fez reaprender diversos conteúdos para poder realizar a prova:
destaca Danilo Batista.
Por mais que o fato de eu escrever me ajudasse muito na elaboração da redação, eu precisava da estrutura do texto dissertativo-argumentativo. E mesmo quando você domina essa estrutura, ainda é difícil alcançar essa nota. Você tem que elaborar a redação sob um ambiente de pressão, de nervosismo”,
Além de todos os requisitos exigidos para alcançar a nota, existem outros fatores que podem dificultar a elaboração da redação, como o tempo.
“O texto tem que ser elaborado de uma forma que é muito difícil devido ao tempo e à pressão da prova. E você tem que fazer isso com maestria. Então, eu fiquei muito, muito feliz; é uma conquista e eu quase não acreditei. A gente sempre sonha, o estudante sempre sonha em conseguir tirar mil, a nota máxima, e assim, só Deus mesmo”, afirma.
O sonho de cursar medicina está na meta de milhares de alunos em todo o Brasil e, mesmo estando fora da faixa etária tradicional dos vestibulandos, isso não foi obstáculo para Danilo. Ele encoraja outros alunos a fazerem o mesmo e a seguir seus próprios sonhos:
“Na verdade, nunca é tarde para correr atrás dos seus sonhos. Se é algo que você acredita, se é algo que você deseja, você deve ir buscar. Cada pessoa é responsável pelo seu caminho e cada pessoa tem uma jornada diferente. Então, a gente não pode estabelecer um tempo para que tudo esteja resolvido”, refletiu o escritor.
Danilo desejou cursar medicina logo após terminar a faculdade de odontologia na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O sonho custou muitas horas de estudos e esforço, que na maioria das vezes só são percebidos por quem está vivenciando o processo.
“Nunca é fácil, porque você está em uma espécie de limbo. Às vezes, você já saiu da escola ou de uma faculdade e precisa estudar, e é como um trabalho invisível. Não tem como mensurar as horas de estudo; você pode até contar, mas ninguém verá o trabalho, o seu esforço, tudo o que você penou para aprender. Parece que só faz sentido se a pessoa consegue a aprovação, então essa jornada é árdua”, conta ele.
O escritor é autor do livro de poemas e crônicas “Sons do Deserto” e da obra “Verniz e outras”, a qual reúne uma série de 8 contos.