Número de caravelas aumenta nas praias da Ilha de São Luís

Nesta época do ano, é comum o aparecimento das caravelas na orla da Ilha de São Luís. E com elas, o aumento de queimaduras causadas por este animal passa ser recorrente.

As caravelas são animais marinhos perigosos e seu contato com a pele pode causar queimaduras graves. Seu aumento súbito neste período é considerado natural. No entanto, há fatores que têm contribuído para um aumento desses afloramentos nas últimas décadas, como o aumento da temperatura das águas oceânicas e alterações dos ambientes praianos.

O aumento do aparecimento das caravelas na orla de São Luís ocorre entre os meses de novembro e fevereiro. As características marcantes desta época do ano, facilitam sua reprodução.

Segundo o Tenente Coronel do Corpo de Bombeiros, José Lisboa, os pais devem ficar atentos às crianças, pois as caravelas podem parecer balões, e chamar a atenção dos menores. O contato com o animal pode ser perigoso, uma vez que, os tentáculos, localizados na partes inferiores, possuem células urticantes que podem causar queimaduras e ardência na pele.

Uma das melhores formas de aliviar a dor, é lavar abundantemente o local com ácido acético a 5% (vinagre, por exemplo), sem esfregar a região acometida. Ademais, as vítimas devem procurar assistência médica se necessário. Em casos mais graves têm indicação de atendimento de urgência.

Ainda de acordo com o Tenente, as caravelas não possuem locomoção própria, assim ficam à mercê das correntes marítimas e dos ventos, que lhe arrastam para o litoral. Alerta ainda, que na capital maranhense, a praia do Calhau é onde se apresenta o maior índice de casos.

Tags: caravelas, Maranhão, praias