Novo Sistema de Bilhetagem Eletrônica é lançado em São Luís

Nesta segunda-feira (17), foi realizado o lançamento do novo Sistema de Bilhetagem Eletrônica que irá operar nos ônibus urbanos e semiurbanos da capital maranhense.

Segundo a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), com a implantação do novo sistema, São Luís ganha uma gestão mais eficiente e precisa do sistema de bilhetagem representando um avanço importante para o transporte público na cidade, tornando a experiência dos usuários mais eficiente, moderna e mais segura.

Ainda de acordo com o SMTT, a implementação do novo sistema ocorre de forma gradual e não haverá prejuízo aos cidadãos.

“A implementação do novo sistema ocorrerá gradualmente, com previsão de que até setembro, 100% da frota esteja operando com as novas tecnologias. Durante esse período de transição, nenhum cidadão que possua o sistema antigo será prejudicado, podendo continuar utilizando seu cartão antigo até que seus créditos sejam zerados. Em alguns ônibus, os passageiros perceberão a presença de dois validadores, um novo e um antigo, para garantir a transição entre os sistemas”, enfatizou o titular da SMTT, Diogo Rodrigues.

A SMTT destaca que as trocas de cartão serão realizadas nos terminais de integração, em órgãos públicos e empresas privadas. Além disso, o Serviço Social do Transporte (SEST), que é o responsável pela bilhetagem eletrônica, já está elaborando um cronograma para facilitar esse processo.

Mudanças

A implementação do novo sistema envolve a colocação de validadores adicionais nas catracas dos coletivos. Os antigos cartões de transporte serão substituídos por novos modelos, adaptados para diferentes públicos, como gratuidades, estudantes e vale-transporte. Os antigos cartões continuarão sendo aceitos, até que as recargas antigas acabem.

Uma das principais novidades do novo sistema é a introdução gradual de outras formas de aquisição de créditos de passagem, a exemplo do pagamento por PIX e QR Code, trazendo mais praticidade e agilidade no momento da compra dos bilhetes.

No novo sistema, haverá um aplicativo da própria bilhetagem com uma carteira digital, sendo possível comprar recarga, como já é feito pelo RecargaPay, usando o saldo da carteira digital para gerar um QR Code e pagar a passagem diretamente do celular no leitor instalado dentro dos ônibus, ou seja, sem intermédio de uma mídia física (cartão). A médio prazo, o sistema também vai operar com o pagamento de passagem via débito.

Há a possibilidade de fazer recargas dos cartões de transporte via PIX e a validação instantânea dos créditos também por meio de PIX. A longo prazo, os usuários de transporte ainda terão a opção de fazer recarga a bordo com o uso de cartão de crédito ou débito, por aproximação, direto nos validadores. Para otimizar o sistema, será intensificada a biometria facial para evitar fraude no uso dos cartões com benefícios de 50% (estudantes) e 100% (gratuidades). Uma câmera fotográfica de alta resolução identifica o rosto do portador do cartão, evitando fraudes.

Sistema de Bilhetagem Eletrônica

O Sistema de Bilhetagem é composto por hardware (equipamentos) e softwares (programas) projetados para prover segurança, confiabilidade e rastreabilidade aos processos relacionados ao fluxo de crédito. Essa total segurança nas etapas de gerenciamento dos créditos eletrônicos é um ponto fundamental, que passa por todos os processos de distribuição até a utilização pelo usuário. Um controle que garante ainda mais transparência e praticidade.

Fonte: Assessoria

Tags: Novo sistema de bilhetagem, ônibus, São Luís, transporte público