O mês de novembro é dedicado à mobilização pela saúde integral do homem. No Maranhão, além do câncer de próstata, a campanha ‘Novembro Azul’ trabalha também a prevenção ao câncer de pênis.
“Estamos chamando a atenção também em relação ao câncer de pênis, que é uma doença onde no Maranhão se tem uma grande incidência”, pontuou a chefe do Departamento de Atenção à Saúde do Adulto e Idoso da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Claudiana Cordeiro.
📲 Clique AQUI e participe do nosso canal no Whatsapp
Segundo dados da SES, em 2024, foram registrados 21 casos de câncer de pênis e 201 casos de câncer de próstata na rede estadual de saúde.
Além disso, foram registrados 15 casos de amputações de pênis no estado em 2024, sendo 11 relacionadas ao câncer peniano.
Ademais, no ano passado, a Secretaria contabilizou 38 casos de câncer de pênis com 22 amputações oncológicas e 7 amputações por outros traumas.
Os dados são referentes aos atendimentos realizados nas unidades da rede estadual de saúde e não contemplam o universo total do SUS no Maranhão.
Prevenção
Com o tema “Se Liga! Prevenção é o ano todo”, a campanha Novembro Azul no Maranhão tem como objetivo sensibilizar a sociedade civil, homens, gestores, servidores e profissionais de saúde sobre o cuidado integral à saúde, considerando os fatores socioculturais relacionados à masculinidade.
disse o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.
“Neste Novembro Azul, nossa intenção é incentivar os homens a fazerem do autocuidado e consultas periódicas em saúde como ferramentas essenciais na proteção da vida”,
Claudiana Cordeiro, explicou como acontece o trabalho de mobilização na rede estadual de saúde.
“O trabalho acontece na atenção primária em saúde, da média e alta complexidade, possibilitando o fortalecimento da rede de assistência à saúde do homem, para que este homem adentre a nossa rede não apenas para tratamento de agravo, mas também para a prevenção”, pontuou.
Tags: cancer, Maranhão, novembro azul, saude