Nove pessoas foram presas em flagrante por crime ambiental em três municípios maranhenses, durante Operação Protetor dos Biomas, realizada pela Polícia Civil do Maranhão durante sete dias. Entre os crimes, estão o desmatamento ilegal, tráfico de animais silvestres e cerca de uma tonelada de lixo descartado em área não legalizada.
Segundo a Polícia Civil, oito das nove prisões ocorreram em cidades que compõem o Parque Estadual do Mirador, maior unidade de conservação de proteção integral do estado. Quatro pessoas foram presas por desmatamento ilegal de três hectares de mata nativa no município que deu nome ao parque estadual, Mirador.
Outras quatro pessoas foram detidas, em São Domingos do Azeitão, por manterem em cativeiro um macaco-prego e nove pássaros silvestres de espécies diferentes. Além do crime contra a fauna, o grupo também responderá por porte ilegal de arma de fogo, já que mantinham guardada uma espingarda calibre 36.
A nona prisão ocorreu no município de Pastos Bons, quando um homem foi detido em flagrante enquanto despejava cerca de uma tonelada de lixo doméstico em uma área de mata nativa.
As investigações revelaram, ainda, que o lixo era fruto do consumo diário de diversas residências da cidade de Sucupira do Norte, dispensado na área de mata em Pastos Bons. Conforme os primeiros levantamentos feitos pela Polícia Civil, o local já contava com o despejo de pelo menos 25 mil toneladas de lixo doméstico.
Tags: crime ambiental, Maranhão, Polícia Civil