Nova onda calor atinge o Maranhão e temperatura pode chegar a 40ºC

A nova onda de calor atinge Maranhão a partir de quinta-feira, 14. Segundo o Climatempo, esta é a quinta vez que o estado é atingido.  No interior, os termômetros podem marcar de 38°C a 40°C. Nos estados do Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, norte de São Paulo, parte de Minas Gerais, sul do Tocantins e oeste da Bahia a temperatura deve ficar acima de 5° C acima do padrão para a época. O fenômeno se estende até o dia 20 de dezembro de 2023.

Essa nova onda de calor deverá ser menos intensa do que as anteriores, mas ainda requer atenção, pois as pessoas podem sentir os efeitos da insolação. Nas áreas em laranja, as temperaturas devem atingir de 3° a 5° a acima da média normal.

O fenômeno ocorre quando uma alta pressão causa um forte movimento de ar de cima para baixo chamado de subsidência. A subsidência deixa o ar seco e a redução da umidade do ar inibe o crescimento das nuvens e diminui a chance de chover. Além disso, a alta pressão atmosférica comprime naturalmente o ar próximo da superfície, fazendo ficar mais quente.

Em setembro, a cidade de Balsas registrou 41,5ºC e ocupou o quinto lugar no ranking de cidades com as mais altas temperaturas do Brasil, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Cuidados básicos
O calor excessivo diminui a umidade relativa do ar, o que pode levar a problemas respiratórios, ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.

O Inmet orienta que as pessoas bebam bastante líquido, não façam atividades físicas, evitem exposição ao sol em horários mais quentes do dia, usem hidratante para pele e umidifiquem o ambiente.

Tags: calor, Maranhão, temperatura