Um homem foi flagrado pichando o muro de uma papelaria no bairro Maiobão, em Paço do Lumiar, região metropolitana de São Luís. As imagens foram registradas e enviadas ao Difusora News por um motorista, nesta terça-feira (16).
Nas imagens, é possível ver o homem descontraído pichando a parede do estabelecimento comercial, em plena luz do dia, mesmo com grande movimentação de pessoas e veículos pela região.
O vândalo escreveu “TUTY” e “XIZ” com um spray da cor preta. Durante o ato de vandalismo, o suspeito demonstra muita tranquilidade e total despreocupação com qualquer intervenção, tanto que aparece nas imagens sem nada encobrindo o rosto – ele vestia uma camisa floral, óculos escuros e uma bolsa de lado com estampa militar.
📲 Clique AQUI e participe do nosso canal no Whatsapp
O vândalo ainda não foi identificado e de acordo com as informações essas letras já foram vistas por muitos bairros da região. (Confira o vídeo)
Problema antigo
Debates contra e prós sobre a pichação são levantados há muito tempo, alguns defendem que é uma forma de expressão artística, já outros argumentam que é ato de vandalismo uma vez que o pichador não foi autorizado a pichar o local.
Segundo a Lei 9.605/98 no artigo 65, pichações é um crime contra ordenamento urbano, patrimônio cultural e meio ambiente, e quem cometer deve receber detenção com pena de 3 meses a 1 ano além de pagar multa.
Já o grafite que se difere da pichação é visto como uma arte que possui valor estético no mundo contemporâneo. A mesma lei 9.605/98 no artigo 65, segundo parágrafo §2, descreve que o grafite não é crime caso tenha objetivo de valorizar o espaço público ou privado, e tenha autorização dos órgãos competentes.