Esquema de fraudes com prejuízo de 53 milhões é desarticulado pela PF-MA

Mais de 30 policiais federais e agentes da Controladoria Geral da União cumpriram oito mandados de busca e apreensão em Santa Inês, Santa Luzia e Pindaré-Mirim, na manhã desta quinta-feira (11). A ação faz parte da operação ‘Carro-chefe’, que investiga uma organização criminosa envolvida no desvio de recursos públicos no Maranhão, Piauí, Pará e Tocantins.

As investigações revelam que quatro empresas interligadas são responsáveis por um prejuízo mais de R$ 53 milhões aos cofres públicos entre 2016 e 2019. As contratações fraudulentas para o fornecimento de veículos automotores foram o cerne das atividades delituosas, e incluem superfaturamentos contratuais e lavagem de dinheiro como parte dos crimes investigados.

Desde o registro de veículos em nome de terceiros até a não entrega do objeto contratado, como a comercialização de veículos com chassis inexistentes ou duplicados, as fraudes e superfaturamentos contratuais eram variados e astutos.

A operação foi um trabalho em conjunto com a Controladoria Geral da União e, além dos mandados de busca, foram executadas outras medidas cautelares, incluindo o afastamento do sigilo fiscal.

Caso as suspeitas se confirmem, os envolvidos poderão responder por crimes como fraude à licitação, superfaturamento contratual, peculato, lavagem de dinheiro e associação criminosa.

Entenda

A nomenclatura “CARRO-CHEFE” foi atribuída à operação devido ao principal foco da associação criminosa: o fornecimento de veículos para entes municipais.

Tags: fraude, Maranhão, polícia federal