MP-MA pede interdição de hospital municipal em Lagoa Grande do Maranhão

No dia 6 de novembro, o Ministério Público do Maranhão (MP-MA) solicitou a interdição do Hospital Municipal José Vieira de Melo, no município Lagoa Grande do Maranhão, por apresentar condições precárias na infraestrutura e também o bloqueio de verbas do estabelecimento de saúde, pelo prazo de 90 dias úteis.

O hospital notificado foi uma das cinco unidades de saúde inspecionadas pelo Ministério Público, nos municípios que compõem a comarca de Lago da Pedra, que inclui também Lagoa Grande, Lago do Junco e Lago dos Rodrigues.

As inspeções foram realizadas entre os meses de agosto e outubro de 2023, pelo titular da 1ª Promotoria de Justiça de Lago da Pedra, Aarão Carlos Lima Castro, com o objetivo de verificar as condições de atendimento à população.

Na vistoria, o órgão ministerial verificou a infraestrutura física, segurança, limpeza, aparelhos, medicamentos, equipe médica e de enfermagem, documentos e profissionais indispensáveis para o funcionamento dos estabelecimentos.

De acordo com Aarão Carlos, o hospital de Lagoa Grande apresentou as piores condições de infraestrutura da região e que não havia condições de tentar um acordo com a prefeitura.

Ainda de acordo com as informações do MP-MA, a estrutura do hospital estava comprometida com mofo, sem equipe de saúde e farmacêutico para realizar os atendimentos, sem aparelho para realização de exames de raio-x, com limpeza precária, presença de transmissores de doenças como caramujos e cupins nas portas.

Vistoria ativa

Além do Hospital Municipal José Vieira de Melo, que foi inspecionado em 17 de outubro, foram vistoriadas as unidades de saúde:

  • Professor Serra de Castro – em Lago da Pedra
  • Alcy Alves Arruda – em Lago do Junco
  • Raimundo Joaquim de Sousa – em Lago dos Rodrigues
  • Hospital Regional Dr. Rubens Jorge – em Lago da Pedra

Tags: Hospital Interditado, Lagoa Grande, Maranhão, MPMA