Nesta quinta-feira (24), será realizada a Jornada dos Movimentos Negros Contra a Violência Policial, com protestos em todo o Brasil.
Com o mote “Pelo fim da violência policial e de Estado, nossas crianças e o povo negro querem viver! Chega de Chacinas!”, as manifestações tomam as ruas contra as operações policiais que ceifaram a vida de centenas de pessoas negras e periféricas em São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia.
A mobilização é uma resposta aos episódios mais recentes de violência policial e assassinatos de pessoas negras, como o do adolescente Thiago Menezes Flausino, de 13 anos de idade, morto a tiros em uma operação na Cidade de Deus, na zona Oeste do Rio de Janeiro, no dia 7 de agosto. Somente no fim de julho e início de agosto, a violência policial matou, pelo menos, 32 pessoas na Bahia, 20 em São Paulo e 10 no Rio de Janeiro.
Os atos também pedem justiça por Mãe Bernadete Pacífico, Ialorixá e liderança quilombola do Quilombo Pitanga dos Palmares, em Simões Filho-BA, que foi brutalmente assassinada em 17 de agosto de 2023, dentro de sua casa, em frente aos seus netos.
Fonte: Assessoria
Tags: Maranhão, mobilização contra violência policial, movimentos negros