Morre aos 19 anos o primeiro navegador surdo de Rally do Brasil

O jovem navegador Elias Vicente Mourão Nascimento, primeiro competidor surdo a participar de campeonatos de Rally no Brasil, morreu aos 19 anos na quinta-feira (7), após um episódio de epilepsia fulminante.

Exemplo na luta pela inclusão, Elias foi homenageado por vários pilotos de Rally e pelo Centro de Ensino de Apoio à Pessoa com Surdez (CAS).

📲 Clique AQUI e participe do nosso canal no WhatsApp.

Ehrlich Cordão, diretor-geral do Rally Cerapió, tradicional competição que acontece nos estados do Ceará e Piauí, ressaltou o legado de Elias no automobilismo brasileiro.

“Elias foi um grande navegador e exemplo. Junto com seu pai, eles formaram uma dupla sensacional e vencedora. O off-road brasileiro perde uma grande figura humana e um grande navegador. Um grande abraço para os pais do Elias e aos nossos irmãos maranhenses do off-road. Ficam as minhas orações e solidariedade a todos”, declarou.

A direção do Maranhão Rally, que promove eventos estaduais de off-road, também enfatizou a jornada e as realizações do jovem.

“Elias destacou-se nacionalmente por sua dedicação, inteligência e competência como navegador e pela luta pela inclusão. A família Maranhão Rally e toda comunidade do Rally se solidariza com todos os familiares e amigos de Elias. Nesse momento de profunda tristeza, saibam que vocês não estão sozinhos. Estamos em oração para que Deus conforte a todos e receba de braços abertos nosso querido e inesquecível Elias”, disse o Maranhão Rally, em nota.

A Federação de Automobilismo do Estado do Maranhão (FAEM) publicou uma nota de pesar, manifestando solidariedade à família e aos amigos do jovem.

Trajetória

Apaixonado por velocidade, Elias atuava como navegador nas competições de Rally, função conhecida como “os olhos do piloto” e responsável por fornecer informações sobre o percurso da prova.

Em 2021, Elias deu os primeiros passos em sua trajetória, junto com o pai, o piloto Giovanny Nascimento. Desde então, a dupla representou o Maranhão na categoria Carros Turismo.  

Elias e Giovanny venceram todos os campeonatos que disputaram, conquistando os títulos de Campeões Maranhenses, Campeões do Cerapió e Campeões Brasileiros de Rally de Regularidade, em 2022. 

Tags: luto, rally