Moradora tira do próprio bolso para que terrenos públicos não se tornem lixões

Cansada de viver próximo a um terreno que era um verdadeiro lixão a céu aberto com matagal alto, animais peçonhentos e criadouro do mosquito da dengue, uma moradora do bairro Calhau, Dina Milhomens, fez um investimento do próprio bolso para cuidar de uma parte do terreno público e tentar manter o local limpo.

Os terrenos vazios ficam entre a Rua Copacabana com a Rua Canadá, que dão acesso à Av. dos Holandeses e Av. Litorânea, perto do Clube da Caixa e de um Ecoponto.

A moradora, Dina Milhomens, colocou câmeras de segurança na rua, colocou placas de ‘Proibido Jogar Lixo’, cercou parte dos terrenos, e ainda mobilizou os vizinhos que também tinham terrenos baldios ao lado para que cercassem o local.

Dina está há um ano brigando pela limpeza e manutenção do terreno que era descarte irregular para todo o tipo de lixo.

Com ajuda dos vizinhos, ela já conseguiu recolher do terreno: embalagens plásticas, garrafas, entulho e outros. Agora, a moradora luta pela manutenção do local e pavimentação da área de 150 metros.

A moradora relata que já foram feitas diversas tentativas de contato com a Prefeitura de São Luís, mas sem retorno.

“Essa área verde pertence a prefeitura de São Luís. Já tentei falar com o secretário David Col Debella o próprio prefeito Eduardo Braide. Enfim, já fizemos um investimento do nosso próprio bolso, agora peço que a prefeitura cumpra com as obrigações legais que pertence a ela. Nossa preocupação só aumenta com os casos de dengues crescentes na cidade”, disse Dona Dina Milhomens.

Em nota, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos informou que vai enviar uma equipe técnica para realizar um levantamento das demandas de infraestrutura, até o fim desta semana, para incluir a via no cronograma de manutenção viária realizado pela Prefeitura. Também será enviada fiscalização para verificar a situação da limpeza na rua, para adotar as medidas necessárias para remoção dos resíduos descartados irregularmente.

Tags: dengue, lixão, São Luís