MOB retira Central de Agendamento do Projeto Travessia em Caxias, diz associação

Os usuários do serviço Travessia do município de Caxias, que deveria oferecer transporte gratuito facilitado para pessoas com deficiência, idosos e pessoas hipossuficientes, enfrentam desafios após o governo estadual retirar a central de agendamento da cidade.

Segundo o presidente da Associação dos Deficientes Visuais de Caxias, Fernando Melo, de 31 anos, o governo maranhense teria prometido a ampliação do projeto em 2021.

A expansão contaria com mais veículos para atender a demanda crescente da população, especialmente para os serviços de saúde. Porém, três anos depois o órgão não apenas faltou com a palavra, como dificultou o acesso ao serviço.

“Desde o encerramento do contrato com a central de agendamento em dezembro passado, tanto eu quanto outros usuários temos enfrentado dificuldades para realizar pré-agendamentos e garantir as viagens”, garantiu o presidente.

A central, que anteriormente realizava os pré-agendamentos e confirmava as viagens, foi substituída desde 12 de dezembro apenas pelo motorista e um veículo, sem equipe dedicada ao atendimento aos usuários. Agora, os pré-agendamentos são feitos através de um link, mas muitos usuários encontram dificuldades tecnológicas para acessá-lo e receber respostas adequadas.

A retirada da central de agendamento deixou os usuários sem um suporte eficiente para garantir suas viagens de forma rápida e adequada, impactando diretamente na qualidade de vida e na acessibilidade dessas pessoas.

“Antes, todo mundo podia ir até a central e fazer o agendamento presencialmente. Agora, quem tem dificuldade com a tecnologia, pouco acesso a internet ou coisas do gênero, simplesmente não consegue acessar o serviço. Um projeto que era para incluir, na verdade está excluindo”, desabafou Fernando.

O Difusora News entrou em contato com o Agência de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), a fim de buscar esclarecimento sobre o tema, mas não obteve resposta.

Tags: Caxias, mob, Projeto de Travessia