Milhares de pessoas amanhecem na capela de São Pedro

A tradicional festança em homenagem a São Pedro começou na noite da última quarta-feira (28), e tem durado até a manhã desta quinta-feira (29).

O encontro reuniu milhares de pessoas, entre jovens, religiosos e brincantes de bumba meu boi na capela de São Pedro, localizada no bairro Madre Deus, em São Luís. O encontro tradicional dos grupos de bumba meu boi foi destaque no evento, bem como foi possível admirar o respeito que os pagadores de promessa prestavam ao santo católico que nomeia a capela.

São Pedro foi um dos apóstolos de Jesus Cristo, e o primeiro papa da Igreja Católica. A tradição, organizada na capela, já tem mais de 77 anos e está profundamente ligada à religiosidade e cultura maranhense, e envolve tanto o catolicismo quanto religiões de matriz africana.

Ainda nesta quinta-feira (29), duas outras manifestações tradicionais devem ocorrer no final da manhã até o fim da tarde. São elas as procissões religiosas terrestre e marítima, também homenageando o Santo. A primeira, procissão marítima, inicia com a imagem de São Pedro saindo da capela às 11h, e o ponto para o mar começa no Cais da Praia Grande, às 13h30. A terrestre deve iniciar cerca de 16h, quando a imagem do santo retornar ao Cais.

Tags: cultura, Maranhão, São Luís