O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta última terça-feira (01), um novo aviso de chuvas intensas para o estado do Maranhão. O alerta possui a classificação laranja e com grau de severidade de perigo, segundo o Instituto.

O aviso vale até as 10h da manhã de hoje, 2 de fevereiro. A previsão do Inmet é de chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos (de 60-100 km/h).

De acordo com o Instituto, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

O meteorologista Hallan Cerqueira explica que a variação do alerta está relacionada ao tipo de sistema que causa as chuvas.

Apesar do grau de severidade classificado pelo Inmet, o especialista esclarece que a classificação laranja não é a mais grave na escala das previsões. “O [alerta] laranja é [de nível] intermediário. O problemático é o vermelho, que possui potencial mais imediato e ocorre com frequência menor. Há grande chances de eventos fortes e com raios”.

O Inmet reforça, ainda, as seguintes recomendações em casos de temporais:

-Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda)

-Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

-Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

O alerta se expande

O novo aviso do Inemt abrange maior parte do estado em relação aos que foram emitidos pelo Instituto na semana passada – quando a Grande Ilha de São Luís foi atingida por temporais que geraram transtornos à rotina de pedestres e motoristas.

Mesmo o especialista esclarecendo o alerta laranja como de nível intermediário, localidades do interior do Maranhão já vêm sofrendo, nos últimos dias, sérias consequências estruturais dos temporais.

A marquise de um estabelecimento desmoronou em Codó, enquanto uma enxurrada arrastou parte de uma ponte em na zona rural de São Luís Gonzaga do Maranhão.

Com a incidência dos temporais no Maranhão, no último dia 25, o governador Carlos Brandão assinou decreto para criar o Comitê Gestor de Prevenção e Assistência às Populações Vítimas das Chuvas (CPAV) para promover medidas de prevenção e reparação de danos causados pelas chuvas.

Tags: Alerta de chuvas, Alerta laranja, chuvas, Instituto Nacional de Meteorologia, região metropolitana, temporais, temporal