O medicamento creon/pancreatina é essencial para pacientes que sofrem de distúrbios pancreáticos, como a fibrose cística e a pancreatite crônica, pois auxilia na digestão adequada de alimentos. Para muitos pacientes, este medicamento é a diferença entre uma vida saudável e complicações graves.
O medicamento era normalmente disponibilizado na Farmácia Estadual de Medicamentos Especializados (FEME), no entanto, há quase cinco meses o fármaco não está sendo entregue aos pacientes. A ausência desse medicamento pode levar a complicações graves e até mesmo óbito.
Em entrevista ao Portal Difusora On, o presidente da Associação de Assistência à Mucoviscidose do Maranhão (AAMMA), Gabriel Medeiros informou que a previsão de distribuição desse medicamento seria retomada no início de setembro, mas o remédio não foi disponibilizado. Confira:
Atualmente, uma segunda licitação está em andamento em caráter emergencial, visando garantir a reposição do estoque da FEME. No entanto, não há uma previsão para a conclusão desse processo, o que mantém os pacientes em suspense quanto ao acesso ao medicamento vital.
Uma embalagem contendo 30 cápsulas tem um valor médio de R$ 120 e dura aproximadamente uma semana. Essa despesa mensal pode ultrapassar os R$ 600.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que realizou a licitação para aquisição dos medicamentos para Fibrose Cística, no entanto, o processo não foi concluído com sucesso. Diante disso, seguindo os critérios da Lei de Licitações, está em andamento uma segunda tentativa, em caráter emergencial.
A Secretaria esclarece, por fim, que assim que o processo for finalizado, os medicamentos estarão disponíveis na Farmácia Estadual de Medicamentos Especializados.
Tags: creon/pancreatina, famarcia estadual, farmaco, feme, Maranhão, vida saúdavel