Maré de sizígia causa alagamentos na Grande Ilha; especialista explica as causas

Na manhã desta quinta-feira (19), os moradores e comerciantes do município da Raposa, na região metropolitana de São Luís, foram surpreendidos pelo avanço da maré.

As águas inundaram ruas e avenidas, causando transtornos em diversas áreas. Além da Raposa, o incidente atingiu outros pontos da capital maranhense também.

📲 Clique AQUI e participe do nosso grupo no WhatsApp.

No bairro da Liberdade, em São Luís, imagens enviadas ao Difusora News mostraram as condições das ruas, afetando a circulação de veículos e pedestres.

De acordo com meteorologista Gunter Azevedo, o fenômeno está relacionado à maré de sizígia, uma condição que ocorre principalmente durante os meses de setembro, influenciada pela fase da lua.

“Os alagamentos estão correlacionados também à fase da lua. Então aqui, principalmente no Maranhão, a gente percebe bem uma maré bastante elevada. Isso todo ano praticamente ocorre. E geralmente nesse mês de setembro. Então a gente ainda deve ter outras aí amanhã provavelmente. e tem muito a ver também com a lua, então amanhã a gente deve ter ainda mais um fenômeno desses”, esclareceu.

O município de Raposa é um dos mais afetados quando ocorre a maré de sizígia. Entre os bairros mais afetados em Raposa está o Garrancho, que fica situada na parte mais baixa do município, onde a maré sobe com mais intensidade.

Embora seja um espetáculo natural, pode gerar transtornos em áreas costeiras e urbanas próximas ao mar.

Tags: alagamento, maré, sizígia