Março Lilás: MA registrou 20 casos de câncer de colo de útero em 2024

Março Lilás é uma campanha em alusão ao mês de prevenção do câncer de colo de útero (CCU). No Maranhão, 702 casos de câncer de colo do útero foram registrados no ano de 2023. Até fevereiro deste ano, foram registrados 20 casos.

A doença é a quarta causa de morte de mulheres por câncer no país e o terceiro tumor maligno de maior incidência na população feminina, atrás apenas do câncer de mama e do colorretal, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA)

.A imunização de ambos os sexos é necessária para quebrar a cadeia de transmissão do Papilomavírus humano (HPV), infecção sexualmente transmissível (IST), responsável por cerca de 90% dos casos de câncer de colo do útero, que também é fator de risco para desenvolvimento de câncer de pênis, vulva, vagina, reto e de cabeça e pescoço (orofaringe/garganta).

“As ações de prevenção ao câncer de colo de útero acontecem o ano inteiro, porém na abertura da campanha chamamos a atenção para que isso influencie a vida diária da mulher no acesso à saúde. O estado tem colocado diversas unidades ambulatoriais disponíveis tanto para a realização do exame como também no atendimento, a fim de ampliar a cobertura para o público feminino de todas as idades”, disse a superintendente de Assistência à Saúde da SES, Josélia Alves.

A vacina HPV quadrivalente, disponibilizada pelo SUS, é o método mais eficaz de prevenção contra o HPV, deve ser realizada nas faixas etárias de 9 a 14 anos de idade. Essa vacina confere proteção contra os subtipos 6 e 16 (baixo risco) que causam as verrugas genitais e 16 e 18 (alto risco) que podem causar câncer de colo do útero, vagina, pênis e de orofaringe.

A Secretaria de Estado da Saúde deu início à Campanha Março Lilás, nesta quarta-feira (6), no ambulatório do Hospital Dr. Genésio Rêgo. Neste ano, a iniciativa traz o tema “Nossa força é a prevenção: combate ao câncer de colo do útero”. A campanha incentiva à prevenção das mulheres de 25 a 64 anos sobre a importância do exame Papanicolau e da vacinação contra o HPV, nas meninas e meninos com idade média entre 9 a 14 anos, contra o papiloma vírus humano (HPV).

PrevençãoA vacina contra o HPV está disponível nas Unidades Básicas de Saúde, sendo administrada em duas doses, para meninos e meninas de 9 a 14 anos, com intervalo mínimo de seis meses entre as doses.

A jovem Ana Beatriz Gomes, de 14 anos, filha da enfermeira Rafaela Gomes, recebeu a sua primeira dose contra o vírus HPV. “Esse momento é crucial pela importância da prevenção dos nossos filhos. E eu aconselho, incentivo todas as mães responsáveis pelos seus menores entre 9 a 14 anos que procurem qualquer unidade básica de saúde para estar imunizando seus filhos”, relatou Rafaela.

Enfermeira Rafaela Gomes e a filha Ana Beatriz Gomes, de 14 anos

De acordo com dados do Ministério da Saúde, no Maranhão, em 2023, crianças e adolescentes do sexo feminino foram as que mais vacinaram contra o vírus HPV, com 63,31% (14 anos), 57,16% (13 anos), 51,35% (12 anos), 48,63% (11) anos, 39,32% (10 anos) e 21,77% (9 anos). Neste mesmo período, as crianças e adolescentes do sexo masculino ficaram abaixo do esperado quanto a cobertura vacinal, com 34,15% (14 anos), 32,07% (13 anos), 29,63% (12 anos), 22,6% (11 anos), 13,65% (10 anos) e 7,05% (9 anos).

O imunizante também está disponível para pessoas de 15 anos a 45 anos com indicações especiais: vivendo com HIV, transplantados de órgãos sólidos ou medula óssea, pacientes oncológicos imunossuprimidos por doenças e tratamento com drogas imunossupressoras e também vítimas de violência sexual.

A estes, o esquema é diferenciado, sendo três doses, em que a administração das duas primeiras com intervalo de dois meses entre a primeira e a segunda dose, e a terceira dose, com seis meses entre a primeira e a terceira dose.

Confira os locais e horários de vacinação contra HPV na rede estadual

Policlínica Vinhais – De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e sábado, das 8h às 12h;

Policlínica Cidade Operária – De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e sábado, das 8h às 12h;

Policlínica Vila Luizão – De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h;

Hospital Dr. Genésio Rêgo – De segunda a sexta-feira, das 8h às 18h;

Hospital Aquiles Lisboa (HAL) – De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Tags: hpv, Maranhão, São Luís, Saúde, SES