Maranhenses morrem em tragédia no litoral paulista; familiares estão desparecidos

Dois maranhenses perderam a vida em temporal que devastou o Litoral Norte de São Paulo, no último final de semana. Os irmãos Felipe Rocha e Joina Rocha – de 9 e 16 anos, respectivamente – eram de Rosário, idade a 75 km de São Luís. O pai, a mãe e o outro irmão dos dois irmãos seguem desaparecidos.

As informações foram confirmadas nesta terça-feira (21) pelo prefeito de Rosário, Calvet Filho, em suas redes sociais . Até o momento, seguem desaparecidos:

-Suelen Cristina, de 35 anos, mãe;

-Jonatas Rocha, de 32 anos, pai;

-Jonatas Gabriel, de 1 ano, filho do casal e irmão das vítimas.

Segundo o prefeito Calvet, os corpos de Felipe e Joina ainda não foram liberados pelas autoridades paulistas. A previsão de liberação é para quarta-feira (22). Em nota, o prefeito disse estar mantendo contato com a família, tendo se comprometido a fazer o traslado dos corpos para o Maranhão.

Na mesma nota, o prefeito lamentou o ocorrido e se solidarizou com os familiares:

“Desde que tomei conhecimento do ocorrido, tenho conversado com os familiares e me comprometi a realizar o traslado dos corpos. É fundamental que nos unamos em solidariedade às vítimas e suas famílias, oferecendo todo o apoio e suporte que estiver ao nosso alcance neste momento. Neste momento de tristeza, pedimos a Deus que conforte a todos e conceda forças para enfrentar esse momento difícil” disse o político em trecho da nota.

A tragédia

No último final de semana, um temporal deixou mais de 1.730 pessoas desalojadas e 766 desabrigadas no Litoral Paulista, segundo último balanço do Governo de São Paulo. Além de um rastro de destruição, inúmeros pontos ficaram alagados, houve deslizamento de terra, queda de árvores e interdições.

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) decretou estado de calamidade pública em seis cidades da região: Guarujá, Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, Ubatuba e São Sebastião. A medida foi publicada, na tarde desta segunda-feira (20), no Diário Oficial da União. Tarcísio também anunciou luto oficial de 3 dias em todo estado.

Mais cedo, o governador esteve com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ministros de governo, em São Sebastião, região mais afetada pelas chuvas. Ao lado de Lula, Tarcísio afirmou que irá trabalhar em cooperação com o Governo Federal para ajudar as vítimas e reconstruir as cidades do litoral.

Saiba aqui como ajudar pessoas afetadas pelas chuvas no litoral de São Paulo.

Tags: deslizamento, desmoronamento