Maranhão tem alerta laranja para chuvas intensas até o fim da semana

Os últimos dias de janeiro devem ser de muitas chuvas em grande parte do Maranhão. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas (amarelo e laranja) de chuvas intensas para o Maranhão.

O aviso é para as regiões sul, Central, Oeste e Leste do estado. Nesse período podem ser registradas chuvas com volumes de 30 a 60 mm/h e ventos fortes.

Os alertas começaram na quinta-feira (25) e seguirão até sábado (27). Segundo o Inmet, algumas cidades acima do Bico do Papagaio e região norte não devem ser afetadas. O Instituto alerta que há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

O aviso sobre o acumulado de chuva indica precipitação de até 100 mm/dia e risco de grandes alagamentos, transbordamento de rios e deslizamentos de encostas, em regiões com tais áreas de risco.

Previsão do tempo

Um levantamento do Laboratório de Meteorologia da Universidade Estadual do Maranhão indicou influência do fenômeno meteorológico Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).

O fenômeno consiste na banda de nuvens carregadas que vai deixar o tempo instável no Maranhão e com possibilidade de formar núcleos intensos de chuvas, especialmente no setor Sul, Centro, Oeste e Leste do estado.

A temperatura mínima fica em torno de 22°C, em Açailândia, e a máxima prevista é de 35°C, em Caxias. A umidade relativa do ar varia entre 70% e 95%.

Como agir?

– Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, devido ao risco da queda de raios;

– Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;

– Desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia;

– Em caso de acidentes, ligar para a Defesa Civil pelo número 199 ou para o Corpo de Bombeiros pelo 193

Tags: chuvas, Inmet, Laboratório de Meteorologia, Maranhão, previsão do tempo, São Luís, uema