O Maranhão é o segundo estado do país em número de municípios atendidos pelo Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), ferramenta do Governo Federal que possibilita aos municípios desenvolver programas e ações de segurança alimentar e nutricional, em parceria com o Governo Federal, através do repasse de recursos.
Dos 217 municípios maranhenses, 116 passam a fazer parte do Sisan. O Maranhão fica atrás apenas do Paraná, que tem 289cidades atendidas pelo Sistema Nacional. Ao optar por participar do Sisan, os municípios passam a ter benefícios como a voz ativa na articulação de políticas públicas de segurança alimentar e nutricional e do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA).
📲 Clique AQUI e participe do nosso canal no Whatsapp
Os municípios ainda recebem apoio técnico e político para a execução e aperfeiçoamento da gestão do sistema, bem como acesso a ações de educação permanente, formação e capacitação de gestores, profissionais e integrantes da sociedade civil.
O Sisan
O Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional foi instituído em 2006 e faz parte da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (PNSAN), regulamentada em 2010. O sistema reúne e articula diversos setores, entre os três níveis de governo, que atuam com políticas públicas que buscam assegurar o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA).
Tags: combate a fome, fome, insegurança alimentar, Maranhão