Maranhão registra quarta morte por dengue

Um idoso de 67 anos, morador do município de São João dos Patos, foi a quarta vítima de morte por dengue registrada no Maranhão. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), uma criança de cinco anos e um bebê de 10 meses também compõem a lista de vítimas da doença com quatro mortes registradas no Estado.

O quarto caso confirmado pela SES, o idoso de 67 anos, apresentou os primeiros sintomas no dia 5 de fevereiro. Ele foi transferido para o Hospital da Ilha, no bairro Turu, no dia 23 de fevereiro. Mas não resistiu a doença e faleceu no dia 3 de março. A confirmação do óbito por dengue foi feita pelo Instituto Oswaldo Cruz/Laboratório Central do Maranhão (IOC/LACEN-MA).

Duas crianças também estão na lista de vítimas: um menino de 5 anos, residente do município de Brejo; e um bebê de 10 meses e 20 dias, que morava em São Luís. A primeira morte por dengue no Maranhão foi um jovem de 23 anos com comorbidade, sexo masculino.

Segundo o Painel de Controle de Arboviroses do Ministério da Saúde, o Maranhão já acumula um total de 3.997 casos prováveis de dengue, apenas neste ano. Destes, 1.686 casos foram confirmados e dois estão sendo investigados.

Sintomas Dengue

Os sintomas iniciais da dengue clássica e da forma grave são semelhantes nos primeiros dias. De acordo com o Ministério da Saúde, qualquer pessoa com febre súbita (com temperatura alta, entre 39°C e 40°C) e pelo menos duas das seguintes manifestações: dor de cabeça, fadiga, dores musculares ou articulares, e dor nos olhos, deve procurar assistência médica imediatamente.

Campanha Vacinação contra Dengue

As vacinas contra a Dengue estão disponíveis nas unidades básicas de saúde e estão sendo oferecidas nas escolas da rede municipal e estadual, assim como em shoppings e praças públicas. Clique aqui e veja onde vacinar

Tags: arboviroses, dengue, Maranhão, São Luís