São Luís sediará, no período de 14 a 16 de junho, o Fórum Nacional Consecti & Confap, que vai reunir presidentes das 27 Fundações de Amparo à Pesquisa do Brasil e secretários estaduais de Ciência e Tecnologia de todo o país para discutir políticas para o setor. A abertura oficial do fórum será dia 15, às 9h, no Hotel Luzeiros.

O Governo do Maranhão será o anfitrião do evento que é estratégico na construção de uma agenda robusta de políticas públicas para o setor, ao mesmo tempo em que fortalece as parcerias internacionais e coloca o Maranhão e o Brasil em um patamar de destaque no cenário nacional e global.

O fórum é uma realização do Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti) e Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), em parceria com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação do Maranhão (Secti-MA) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), que estão à frente da organização do evento na capital.

A programação do dia conta com palestras da ministra Luciana Santos (MCTI), dos presidentes da Finep, CNPq e Capes. Entre os temas estão: Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, Modelagem do Financiamento para Pesquisa Científica e Tecnológica entre Governo, Estados e DF; Construção do novo Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) 2023-2028, Evolução e Desafios do Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação no Maranhão e Iniciativas Amazônia +10 – balanço e perspectivas.

Fonte: Ascom/MA

Tags: Economia, Maranhão, São Luís