Maranhão recebe a implementação do Sistema Nacional de Análise Balística

O Governo do Estado, por meio do governador Carlos Brandão, recebeu do Ministério da Justiça e Segurança Pública, com o ministro Flávio Dino, nesta quarta-feira (07), três viaturas que serão destinadas à Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP); a implementação do Sistema Nacional de Análise Balística (Sinab) no Maranhão; e entregou a reforma estrutural do Instituto de Criminalística (Icrim).

O Sistema Nacional de Análise Balística (Sinab) é um projeto estratégico do Ministério da Justiça e Segurança Pública que tem como objetivo equipar os órgãos de perícia criminal do país para a integração dos dados, realizando análise de vínculos das armas de fogo utilizadas na prática de crimes, integrando os estados a partir de um banco de dados nacional.

Com a implantação de tecnologia de ponta, a perícia poderá realizar uma análise de vínculos das armas de fogo utilizadas na prática de crimes. Será possível verificar se uma mesma arma foi utilizada para prática de diferentes crimes, inclusive cometidos em outros estados, fornecendo subsídios valiosos para a investigação.

Com o convênio realizado pelo Governo Federal, que pretende realizar a integração em todo o país, o equipamento foi adquirido por R$ 3,6 milhões enquanto seu preço de mercado está no patamar de R$ 12 milhões, sendo utilizado pela Interpol, nos Estados Unidos e em mais de 80 países.

Os peritos maranhenses passaram por uma capacitação para utilizar o sistema. De forma simbólica, durante a solenidade foi entregue certificação para a diretora do Instituto de Criminalística do Maranhão (Icrim), Érica Brito, e para o diretor-geral do Instituto Médico Legal (IML), Aden Testi.

Reforma do Icrim

O Instituto de Criminalística do Maranhão (Icrim) passou por uma reforma completa que abrangeu todo o complexo. A diretora do Icrim, Érica Brito, destacou que uma parte da obra foi direcionada ao recebimento dos equipamentos do Sinab, como sendo a contrapartida do Governo do Maranhão.

Ela esclareceu que a outra parte da reforma foi direcionada para a perícia de veículos a partir de parceria com o Ministério Público Estadual, que doou um elevamoto e um elevacar, instalados no setor de identificação veicular.

Tags: Maranhão, Ministério da Justiça, Seap, Sinab