Técnicos da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde (SES) estão na cidade de Rosário para avaliar o aumento de casos de malária no município e traçar ações para conter a doença. Até o momento, foram registrados 48 casos de malária na cidade, todos localizados na Zona Rural do Município, nos povoados de Juçaral e Providência. O primeiro registro foi notificado no último dia 30 de dezembro, em Juçaral.  

Após reunião entre representantes da Vigilância Epidemiológica da SES, com representantes do Município e da Regional de Saúde de Rosário, ficou definido que, nesta terça-feira (10), equipes do Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (Lacen) irão até os locais de ocorrência dos casos onde farão o treinamento dos profissionais de saúde do município e vistoria, com testagem rápida para a malária e coleta de sangue dos pacientes notificados. 

As ações também incluem borrifação manual de inseticida de efeito residual para controle de vetores.

Já na sexta-feira (13), haverá uma reunião da Comissão Intergestores Regionais (CIR) de Rosário onde serão repassadas orientações aos demais municípios da Regional sobre casos suspeitos de malária, uma vez que um dos povoados onde foram registrados casos, faz divisa com o município de Presidente Juscelino.  

Entre os 48 casos notificados, dois são de crianças, uma de oito meses e uma de dois anos. Um dos casos, também, é uma idosa de 94 anos. Até o momento, nenhum caso necessitou de internação.  

O Governo do Estado também está reforçando as ações de educação em saúde, em parceria com as Secretarias Municipal de Saúde, Educação e Assistência Social da cidade de Rosário, para orientação do que é a malária, sintomas e como se prevenir da doença. 

Sintomas

Os sintomas da malária são febre alta, calafrios, tremores, sudorese e dor de cabeça (que podem ocorrer de forma cíclica). Há pessoas que, antes de apresentarem tais manifestações, sentem náuseas, vômitos, cansaço e falta de apetite. 

Transmissão e prevenção

A malária é transmitida por meio da picada de fêmeas do mosquito Anopheles infectadas pelo protozoário Plasmodium. O período de incubação da malária varia de acordo com a espécie de plasmódio. A malária não pode ser transmitida pela água. Entre as principais medidas de prevenção individual da malária estão o uso de mosquiteiros, roupas que protejam pernas e braços, telas em portas e janelas e uso de repelentes.

Tags: ações, casos, malária, Maranhão, Rosário, Saúde