Maranhão participa do Fórum Nacional de Organismos de Políticas para as Mulheres

Realizado em Brasília, o Fórum Nacional de Organismos de Políticas para as Mulheres reuniu gestoras municipais e estaduais de todo o país, com vistas a investir na transversalidade das políticas de gênero em todas as ações do Poder Executivo Federal. O Maranhão marcou presença no evento, por meio de representantes da Secretaria de Estado da Mulher (SEMU). 

Representaram o estado, a secretária da Mulher, Abigail Cunha; a secretária adjunta, Antonieta Lago, e a diretora da Casa da Mulher Brasileira, Susan Lucena. O Fórum é uma iniciativa do Ministério das Mulheres e aconteceu nos dias 12 e 13 de abril.

O evento discutiu os eixos gerais de políticas propostos para a defesa dos direitos das mulheres, bem como a articulação das políticas nacionais com sua implementação nos estados e municípios. Temas como orçamento, planejamento, estrutura e troca de experiências, visando garantir direitos e combater as desigualdades, discriminações e todas as formas de violência, estiveram em debate. 

De acordo com a ministra da Mulher, Cida Gonçalves, o encontro reuniu representantes de 256 municípios. A ministra disse ainda que pretende aumentar significativamente, até o final da gestão, o número de organismos que adotam políticas voltadas para mulheres. 

“Queremos chegar ao ano que vem com 800 organismos e em 1,2 mil até o final do mandato. Quero dizer que sou contra o termo organismos, porque o falar afirma e empodera. Tem de ser secretarias de políticas para mulheres”, afirmou.

Neste sentido, Cida propôs que as participantes do fórum sejam mais atuantes na busca por aumentar os recursos dos planos plurianuais (PPAs), para possibilitar a ampliação dos recursos voltados para essas políticas públicas. 

“Vamos disputar dinheiro nos municípios e estados. Reivindicar recursos para autonomia econômica, para fazermos essas políticas públicas. É preciso chamar os movimentos de mulheres porque, no ano que vem, os projetos que serão liberados são resultados da disputa a ser feita pela PPA participativa. Vamos brigar por isso”, ressaltou.

Ela afirmou ainda que o Ministério tem atuado a partir das urgências e a principal delas é o combate ao feminicídio. 

“Todos os dias, quando vou trabalhar, tem sete corpos diante da minha porta e eu preciso tirar esses corpos para trabalhar melhor, por isso definimos as prioridades”. A partir da metáfora, Cida Gonçalves lembrou que entre as pautas prioritárias do ministério estão as melhorias em serviços como o Disque 180 e a Patrulha Maria da Penha nos estados. 

Ao lado de outras secretarias de Estado, a secretária Abigail Cunha falou sobre as expectativas na condução de políticas públicas por parte do Governo Federal. 

“Encerrando, hoje, aqui em Brasília, o primeiro 1º Fórum Nacional de Organismos de Políticas Públicas para as Mulheres, ciente de que existe um grande Ministério das Mulheres, com uma grande ministra, Cida Gonçalves, e uma equipe maravilhosa. Foram dias de muita troca de experiências e saímos daqui mais fortalecidas para trabalharmos, lutarmos por políticas públicas de direitos das nossas mulheres, principalmente as mulheres maranhenses. Temos a convicção de que muito ainda deve ser feito, muitos municípios precisam criar as suas secretarias, os conselhos, participarem do PPA, para assim termos políticas consistentes que atendam o anseio das mulheres”, pontuou. 

Além das gestoras estaduais e municipais, o evento contou com a presença de autoridades dos três poderes. Entre eles, a ministra da Saúde, Nísia Trindade; a ministra Esther Dweck, da Gestão e Inovação em Serviços Públicos; a ministra do Esporte, Ana Moser; o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula; a presidenta do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros; e a deputada federal Célia Xakriabá.

O Maranhão esteve representado também, através das secretárias municipais de Trizidela do Vale, Palmeirândia, Barreirinhas, Coelho Neto, Cantanhede, São João Batista, Itapecuru e Santo Antônio dos Lopes.

Fonte: Assessoria Governo do Estado do Maranhão

Tags: Fórum Nacional, Maranhão, Política, Políticas para as Mulheres