Maranhão investiga 10 mortes para confirmar se foram causadas pela dengue

Dez mortes associadas a dengue nas cidades de Arari, Bela Vista do MA, Itapecuru-Mirim, Lago da Pedra, Pinheiro e São Luís estão sendo investigadas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). A primeira morte confirmada por dengue no Maranhão, em 2024, foi a de um bebê de dez meses, segundo informou o Governo do Estado.

Em nota, a SES disse que a criança foi transferida da UPA da Cidade Operária para o Hospital Municipal Dr. Odorico Amaral de Matos com o corpo febril, diarreia, vômitos no dia 17 de fevereiro. Cinco dias depois, a criança veio a óbito.

A confirmação de infecção por dengue veio após o resultado do exame de Isolamento Viral de Arboviroses RT PCR para dengue tipo 2, realizado pelo Instituto Oswaldo Cruz/Laboratório Central do Maranhão.

Segundo o boletim semanal do Programa Estadual de Controle de Arboviroses, até o dia 4 de março, o Maranhão teve 573 casos confirmados de dengue, sendo 165 casos apenas em São Luís. O documento aponta ainda uma incidência de 24,25 casos para cada 100 mil habitantes.

Vacinação contra dengue

O Maranhão recebeu 40.610 doses da vacina Qdenga, tendo imunizado até agora 8.960 crianças entre 10 e 11 anos – a meta é vacinar 90% do público-alvo.

O município de São Luís vacinou 5.560 crianças; São José de Ribamar vacinou crianças 1.962; em Paço do Lumiar foram aplicadas 748 doses; em Raposa foram aplicadas 262 doses; e Alcântara vacinou 309 crianças.

Nesta quarta-feira (6), a Prefeitura de São Luís anunciou a ampliação da faixa etária para a vacinação contra a dengue, e a partir de agora, pessoas com até 14 anos de idade poderão ser vacinadas.

Para mais informações sobre locais e documentos necessários basta clicar aqui.

Tags: dengue, Maranhão, São Luís, Saúde