Maranhão fica em 2º lugar no comércio varejista nacional, diz IBGE

Um levantamento feito pelo IBGE mostrou que o Maranhão registrou o crescimento de 10% no comércio varejista, no acumulado até outubro de 2023. Já no levantamento mensal, o estado lidera o ranking, com um avanço de 3,1% em outubro em relação ao mês anterior, seguido da Bahia e do Tocantins. Esse é o maior crescimento do Brasil neste período.

O governador Carlos Brandão celebrou os dados expressivos do setor. “O excelente resultado é fruto de várias ações articuladas do nosso governo, como a priorização do pagamento antecipado dos servidores e os programas que resultam na geração de emprego e renda. É um excelente indicativo de que a economia do nosso estado está trilhando o caminho certo”, afirmou Brandão.

O varejo ampliado é referente a serviços voltados para material de construção, veículos, partes e peças automotivas, atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo.

A pesquisa traz ainda o dado do volume de vendas do comércio varejista. O Maranhão registrou um avanço de 3,1% em outubro quando comparado ao mês anterior. O resultado também é o melhor do país. Outro destaque é o comparativo com o mesmo período do ano passado, com um aumento de 10,1%, segundo maior do Brasil, atrás apenas de Tocantins (12,6%).

Imperatriz ocupa o segundo lugar no ranking estadual de Microempreendedores Individuais, segundo o Portal do Empreendedor do Governo Federal. A formalização dos empreendedores individuais na cidade, tem seu início em 2010 e desde então o município vem, anualmente, obtendo um grande número de formalizações. Reflexo da força empreendedora da cidade que vem crescendo gradativamente.

Ao todo são 16.469 formalizações de MEI, desde 2017 até maio de 2023. Um crescimento significativo de 64,37% das formalizações dos MEI no município, uma média de 1.626 empresas por ano, o que representa uma variação positiva de 44,02%.

Tags: comércio, crescimento econômico, empregos, ibge, varejo