Maranhão é o segundo estado que mais desmatou o cerrado em 2023

O Maranhão é segundo estado que mais desmatou o cerrado em 2023, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). De janeiro até agosto, 1.181 km² foram desmatados do bioma, 10% a mais que no mesmo período de 2022.

Ainda de acordo com o INPE, o município de Balsas, no Sul do Maranhão, foi o terceiro do país que mais desmatou o cerrado este ano. Foram 188 km² de áreas abertas pelo agronegócio na cidade, a maioria com autorização dos órgãos ambientais.

O Cerrado é um dos biomas mais ricos em biodiversidade do mundo, comportando uma diversidade de espécies vegetais e animais. Além disso, a região é considerada essencial para a variedade hídrica do Brasil, abastecendo seis das oito bacias hidrográficas do país, nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Norte. No entanto, o desmatamento indiscriminado dos últimos anos vem comprometendo a capacidade do bioma de cumprir sua função.

Ele também é considerado fundamental enquanto fonte de alimento, como milho, soja, arroz e feijão, mantimentos cultivados por pequenas empresas e agricultores familiares.

Tags: balsas, cerrado, inpe, Maranhão, maranhão sem queimadas, segundo estado que mais desmatou, sul do maranhão