Maranhão é o estado com maior número de pessoas em extrema pobreza no Brasil

Mais de dez milhões de pessoas saíram da linha da pobreza no Brasil em 2022. Apesar disso, o número de indivíduos considerados pobres passa de 70 milhões. 

Os dados fazem parte do estudo do Instituto Jones dos Santos Neves, vinculado à Secretaria de Estado de Economia e Planejamento do Espírito Santo.  A análise foi feita a partir de dados do IBGE de 2022. 

Dos 26 estados da federação, 9 deles têm mais da metade da população vivendo na pobreza. Quando considerada a média nacional, que é de 33%, o número sobe para 15 unidades onde a população vive nessa situação e todas estão localizadas nas regiões Nordeste e Norte do país. 

O Maranhão é o estado com a maior percentual de pessoas em situação de pobreza, com 58%, em que seis em cada dez maranhenses vivem na pobreza.

Em seguida, aparece o estado do Amazonas, com 56%. Já as menores taxas estão registradas no Rio Grande do Sul com 18%, no Distrito Federal, com pouco mais de 17% e em Santa Catarina com 13% da população vivendo na pobreza.                           

As referências das linhas de pobreza e extrema pobreza têm como limite o recebimento mensal de R$ 665 e R$ 208, respectivamente.                      

Fonte: IBGE

Tags: mareanhão, menia nacional, pobreza, região nordeste