O Maranhão foi o 5° estado com maior área desmatada em 2022, segundo o Relatório Anual do Desmatamento. Publicado no último dia 12, o estudo que aponta os índices de desmatamento em todo o território brasileiro.

De acordo com o levantamento em 2022, houve no Brasil um aumento de 22,3% na área desmatada em relação ao ano de 2021, número que representa 20.572 km2 (2.057.251 ha).

O bioma Amazônia é o mais afetado, com 58% de sua área desmatada, seguido do bioma do Cerrado e Caatinga.

Somados, esses três biomas representam 96,9% das perdas ambientais.

Pelo quarto ano consecutivo o estado do Pará libera o ranking, com perda de 456.702 ha, que representa 22,2% do total desmatado no país. Os outros estados que lideram o ranking estão a Amazônia, Mato Grosso e Bahia, que apresentou 48% da área desmatada.

Já o Maranhão foi o quinto estado com maior área desmatada em 2022, com 168.446 hectares. Juntos, esses cinco estados responderam por dois terços (66,2%) do desmatamento no Brasil em 2022.

O Maranhão também aparece com uma das menores proporções de ação de órgãos ambientais e ministérios públicos em resposta ao desmatamento, com 1,6%, atrás apenas do estado de Pernambuco, que apresenta 0,8%.

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) informou ao DifusoraOn, que executa ações estratégicas com o objetivo de prevenir e combater o desmatamento e seus impactos ambientais no Maranhão. O monitoramento de áreas com suspeita de desmatamento é realizado pelo órgão, com base em dados do Projeto de Monitoramento da Floresta Amazônica Brasileira por Satélite (PRODES) e alertas do Sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real (DETER), ambos desenvolvidos pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Disse ainda, que a partir dos resultados desse monitoramento, a Sema produz boletins que são importantes para a identificação e atualização de informações sobre desmatamento ilegal. Esses boletins são encaminhados para a Superintendência de Fiscalização para notificação e deliberação de multas.

Tags: 2022, desmatamento, Maranhão, Relatório Anual do Desmatamento