Maranhão alcança alto percentual de cobertura vacinal

O Maranhão segue sendo destaque nacional no quesito vacinação. Onze vacinas e doses de reforços recomendadas no Calendário Nacional de Vacinação alcançaram alto percentual de cobertura no Estado. Os dados foram divulgados esta semana no Painel de Vacinação do Ministério da Saúde.

As vacinas e doses de reforços que tiveram um aumento significativo são: pentavalente, rotavírus, poliomielite VIP, pneumocócica 10V, meningocócica C, febre amarela, tríplice viral, varicela, hepatite A, DTP, poliomielite VOP, pneumocócica 10V- reforço e meningocócica C – reforço. No estado, também foi ultrapassado em 10% a cobertura de hepatite A, pneumocócica 1º reforço, DTP e poliomielite 1º reforço.

“O sucesso da alta cobertura vacinal foi conquistado com a parceria entre o Governo do Estado e os municípios. Com a implantação do microplanejamento para Atividades de Vacinação de Alta Qualidade (Avaq) nos 217 municípios, reconhecemos os avanços dos indicadores, por isso precisamos unir esforços, para, conjuntamente, avançarmos ainda mais esse cenário. E um dos passos fundamentais para melhoria dos indicadores de saúde é melhorar a cobertura vacinal”, frisou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.

Além do Calendário Nacional de Vacinação Infantil, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) também implementou ações de apoio estratégico e institucional para reverter a trajetória de queda nas coberturas vacinais dos públicos adolescente, adulto, idoso, gestante e puérperas, bem como os povos indígenas.

“Estamos conseguido avançar na garantia da proteção contra doenças que deixam sequelas graves ou que podem levar ao óbito. É um momento de muita felicidade para todos os envolvidos, sejam profissionais de salas de vacina, que fazem o transporte dos imunizantes, gestores, assim como a população por aceitar nosso chamado”, pontuou a secretária adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da SES, Deborah Campos.

Ainda segundo o Ministério da Saúde, para as crianças com um ano de idade, os imunizantes contra hepatite A, poliomielite, pneumocócica, meningocócica, DTP (difteria, tétano e coqueluche) e tríplice viral 1ª dose e 2ª dose (sarampo, caxumba e rubéola) registraram crescimento. Também houve aumento na cobertura da vacina contra a febre amarela, indicada aos nove meses de idade em todo o país.

 

Tags: Aumento cobertura vacinal, Maranhão