Mapa do Maranhão será alterado; entenda

O mapa do Maranhão vai ser alterado. Um grupo de trabalho formado por técnicos do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), junto com a Comissão de Assuntos Municipais e de Desenvolvimento Regional da Assembleia Legislativa vai atualizar os limites dos municípios maranhenses.

A ideia é alinhar os limites municipais e do Estado. Na maioria dos casos, até a geografia que é descrita no mapa, já não existe mais no local e para evitar problemas na cartografia do estado, será feita uma atualização nos limites entre as cidades.

O objetivo é colaborar para que os gestores possam aplicar recursos a sua comunidade de forma consciente, evitando dessa maneira um possível prejuízo para a municipalidade.

Sem a atualização cartográfica os municípios podem até perder recursos federais. Catalogar divisas atuais do estado será um processo demorado, que poderá levar até quatro anos coletando dados e analisando o território.

Alguns pontos terão atenção especial. Na Região Metropolitana, o bairro Cohatrac terá uma definição sobre qual cidade pertence, se é a São Luís ou a São José de Ribamar. Bem como o município de São Pedro da Água Branca, no Maranhão que hoje, tem parte da cidade em território paraense.

Fonte: IBGE e Central de Notícias

Tags: Assembleia Legislativa, Comissão de asuntos municipais, Desenvolvimento Regional, mapa do maranhão, municípios maranhenses