Mais Médicos já impacta diretamente mais de 2,4 milhões de pessoas no MA

OPrograma Mais Médicos ampliou o acesso da população do Maranhão ao atendimento de qualidade na atenção primária à saúde, a principal porta de entrada do SUS. Em agenda no estado, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, participou de uma cerimônia de acolhimento de novos profissionais do programa, que agora totaliza 721 médicos em atividade somente no Maranhão.

Com a ampliação, o programa já impacta diretamente mais de 2,4 milhões de maranhenses. A solenidade aconteceu na capital São Luís, nesta quarta (22). A ministra também participou do lançamento de um projeto de telemedicina para ampliar o acesso à assistência médica especializada, inclusive em áreas indígenas, e visitou o Hospital da Ilha. Das vagas abertas pelo Mais Médicos no estado, 237 foram ocupadas na modalidade inédita de coparticipação, forma de contratação que garante às prefeituras menor custo, maior agilidade na reposição do profissional e a permanência nas localidades. Outras 207 vagas estão em processo de ocupação e devem ser preenchidas ainda em 2023.

“Gostaria de agradecer aos gestores do Maranhão, às secretarias municipais que fazem o Mais Médicos voltar com toda a força”, salientou a ministra . “E também ao Congresso Nacional que aprovou a MP com as novas regras do programa. Assim, podemos garantir a formação desses profissionais, e também o cuidado da atenção primária a quem mais precisa”, acrescentou Nísia.

A retomada do Mais Médicos é prioridade do governo federal para assegurar atendimento médico nos vazios assistenciais do Brasil. Ao todo, a expectativa é que o programa tenha, até o fim de 2023, 15 mil novos médicos em todo país, totalizando 28 mil profissionais. Assim, a iniciativa vai resgatar o acesso à saúde para mais de 96 milhões de brasileiros.

Com a volta do programa, o Ministério da Saúde agora oferece oportunidades educacionais, com especialização em Medicina da Família e Comunidade, pós-graduação e mestrado, para assegurar a fixação de profissionais. Os beneficiados pelo Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) que atuarem em regiões de maior vulnerabilidade por quatro anos poderão receber incentivos de até R$ 475 mil para auxiliar no pagamento do financiamento.

A expansão do acesso à saúde também será possível com o lançamento de um projeto de telemedicina local que busca ampliar a assistência médica especializada no Maranhão, inclusive em áreas indígenas. 

A proposta conta com o financiamento do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde – ProadiSUS, que investe recursos nos hospitais filantrópicos de excelência reconhecidos pelo Ministério da Saúde. A previsão é encerrar 2023 com quase 30 mil atendimentos realizados nos estados de Alagoas, Maranhão e Piauí.

Fonte: Ministério da Saúde

Tags: mais médicos, Maranhão, São Luís, SUS