Mais de 19% dos ônibus de São Luís tem mais de 10 anos, diz Inmeq

Mais de 19% da frota de ônibus de São Luís ultrapassa o limite máximo de circulação previsto pela legislação. O levantamento foi realizado pelo Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial (INMEQ), que fiscalizou 496 coletivos da capital maranhense e constatou que 43 deles têm 10 ou mais de 10 anos.

A fiscalização realizada pelo Inmeq apontou ainda que outros 52 coletivos vencem a idade máxima estabelecida este ano, o que contribui para a deterioração das condições do transporte público para a população.

Ainda segundo os dados, o Terminal da Cohab apresenta o maior índice de transportes públicos obsoletos, com mais de 35%. Neste terminal, foram fiscalizados 93 veículos, sendo 23 fabricados de 2013 para trás, ou seja, possuem mais de 11 anos de uso. Outros 10 veículos públicos vencem o limite esse ano.

Já o Terminal do Cristóvão apresenta o segundo maior índice, com 12 ônibus com mais de 11 anos de uso.

Irregularidade

Segundo o Instituto, a Prefeitura de São Luís trocou os equipamentos rastreadores de velocidade e tempo conhecido como cronotacógrafo por GPS. Dos 496 veículos fiscalizados, 491 estão com os de registro cronotacógrafo irregular. Números que representam 99% dos transportes públicos.

As empresas irregulares serão notificadas e multadas, se somadas as multas podem ultrapassar o valor de R$600 mil.

Tags: coletivo, irregularidades, Maranhão, ônibus, São Luís