Mais 10 municípios receberão vacina contra a dengue

Mais 10 municípios receberão a vacina contra a dengue no Maranhão. Além das crianças e adolescentes de 10 a 14 anos dos municípios da Região Metropolitana de São Luís, que já estão sendo imunizados desde fevereiro, serão vacinadas também o público dos municípios de São Mateus, Timon, São João dos Patos, Monção, São Pedro dos Crentes, Barra do Corda, Bacabal, Imperatriz, Sítio Novo e Santa Luzia do Paruá.

De acordo com a SES, do total de 40.610 doses recebidos do Ministério da Saúde, o órgão remanejou 11.036 doses para os 10 municípios. Ainda segundo a Secretaria, a escolha dos municípios deve-se ao fato de que as cidades inclusas estão localizadas em regiões com alta transmissão nos últimos dez anos e têm população residente igual ou maior a 100 mil habitantes. Os critérios levam também em conta altas taxas de transmissão nos últimos meses.

“O principal motivo para o fortalecimento da ação nos municípios se deve ao fato de que o público-alvo é o que concentra a maior proporção de hospitalização pela doença. Além disso, a iniciativa também tem como objetivo otimizar a cobertura vacinal em áreas com maior incidência em caso provável de dengue no estado”, disse a chefe do Departamento de Imunização da SES, Halice Figueiredo.

Doses
Nos cinco municípios da Região Metropolitana de São Luís já foram aplicadas 22.050 doses da vacina contra a dengue. Destas, 16.289 foram aplicadas São Luís; 2.608 em São José de Ribamar; 2008 doses aplicadas em Paço do Lumiar; 613 no município da Raposa e 532 doses aplicadas no município de Alcântara.

Em São Luís, além das unidades básicas de saúde, as vacinas estão sendo aplicadas em quatro unidades da Rede Estadual de Saúde (Policlínicas Vinhais, Cidade Operária, Vila Luizão e o Hospital Dr. Genésio Rêgo, na Vila Palmeira). O esquema vacinal é de duas doses, com intervalo de três meses entre a primeira e a segunda dose. Para receber o imunizante, basta ir a um dos locais, portando documento oficial com foto, caderneta de vacinação e comprovante de residência.

Tags: dengue, vacina