Uma pesquisa realizada pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) aponta que mais da metade dos acidentes no trânsito no Maranhão envolvem motocicleta.
De acordo com o levantamento, a quantidade de acidentes envolvendo motocicletas, motonetas e ciclomotores no Maranhão representa 50,1% do total de casos em todo o estado.
Além disso, a pesquisa aponta também que quase 60% dos acidentes com óbitos ocorridos em ruas e avenidas maranhenses envolvem motocicletas.
Nesse cenário, segundo os dados da Senatran, entre os acidentes de trânsito que terminam em morte, 57,1% têm a presença de veículos de duas rodas.
📲 Clique AQUI e participe do nosso canal no Whatsapp
Frota estadual
A alta incidência de acidentes envolvendo motocicletas no Maranhão pode estar diretamente ligado a outro dado do levantamento realizado pela Secretaria Nacional de Trânsito.
De acordo com o órgão federal, o Maranhão é o estado com o maior percentual de motocicletas entre as 27 unidades federativas do país.
O levantamento mostra que 60% – mais da metade – da frota total de veículos maranhense são de motocicletas, motonetas e ciclomotores. A relação é de que a acada 10 veículos existentes no estado, 6 são motos.
Ademais, a Senatran aponta um total que 1,5 milhão de veículos de duas rodas circulam atualmente no Maranhão.
“A alta proporção de motocicletas, motonetas e ciclomotores, indica que são meios de transporte predominantes, possivelmente devido a fatores econômicos, geográficos e culturais”, diz o estudo.
Outro dado da pesquisa aponta que no Maranhão tem 1,8 motos a cada 10 habitantes, comprovando uma prevalência de motocicletas e veículos similares nestes estados.
Acidentes e mortes em números
Segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran), em 2023, foram contabilizados 1.136 acidentes que resultaram em vítimas fatais no estado.
O Detran informou ainda que nos quatro primeiros meses desse ano, foram registrados 352 casos. O órgão não atualizou os dados de maio a agosto.
Em relação ao número de mortes decorrentes de acidentes envolvendo motocicletas, motonetas e ciclomotores, o Detran informou que foram contabilizados 872 óbitos em 2023.
Já esse ano, de janeiro a abril, foram registrados 360 óbitos em acidentes de trânsito. Destes, segundo os dados do órgão estadual, 248 envolveram veículos de duas rodas.
Fiscalização
Em nota ao Difusora News, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-MA) informou que na Grande Ilha, o Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv) atua na fiscalização e sensibilização para evitar acidentes.
Segundo a SSP, o BPRv realiza barreiras educativas, fiscalização e contenção nas rodovias que interligam os municípios da região.
O órgão estadual realiza ainda, segundo a nota, operações de reforço a essas ações em toda região, em datas específicas.
Por sua vez, o Detran informou que promove, permanentemente, ações educativas para promover comportamentos responsáveis entre os usuários das vias públicas.
Entre essas iniciativas, o órgão destaca o Projeto Condutor do Amanhã, voltado para estudantes do ensino médio, com práticas e reflexões sobre a importância de dirigir com responsabilidade e segurança.
Também em nota, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) informou que realiza, por meio da Coordenação de Educação para o Trânsito, ações de conscientização de condutores e pedestres.
As ações, segundo a SMTT, são sobre a importância do trânsito seguro, o uso do capacete e equipamentos de proteção individual, além do respeito ao limite de velocidade e a sinalização nas vias.
Tags: acidente de trânsito, acidentes, moto, Senatran, trânsito