MA tem cinco cidades na lista das mais violentas da Amazônia Legal

O Maranhão tem cinco cidades na lista que integra as 50 cidades mais violentas no território da Amazônia Legal. A informação faz parte do estudo Cartografias da violência na Amazônia, divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, com base em dados de 2022. Junco do Maranhão (MA) é a 13ª cidade mais violenta.

A Amazônia Legal é uma área delimitada em 1953 por lei federal visando criar políticas para o desenvolvimento socioeconômico da região. É formada por nove estados: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e por parte do Maranhão, num total de 772 municípios.

Segundo o estudo, os nove estados somados tiveram taxa de 33,8 mortes a cada 100 mil habitantes em 2022, enquanto o país registrou, no mesmo ano, taxa de 23,3 para cada grupo de 100 mil. Em comparação com os demais estados, o Maranhão está na 2ª colocação, com 1.606 mortes violentas registradas entre 2021 e 2022.

Em relação ao maior número de municípios na lista, os estados que mais se destacam negativamente são Pará, com 22 cidades na lista e Maranhão, com cinco.

Os dados levam em consideração os registros de quatro crimes: homicídio doloso, latrocínio, lesão corporal seguida de morte e mortes em decorrência de intervenção policial.

A cidade mais violenta da Amazônia no Maranhão é Junco do Maranhão, com uma população de 5.146, segundo o censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Atualmente, o município possui forte dinâmica de exploração madeireira, principalmente retiradas ilegalmente de territórios protegidos.

“Das 50 cidades mais violentas da Amazônia Legal, cinco são do Maranhão. Das 15, uma é maranhense, que é Junco do Maranhão. E essa violência todo aí é provocada pelos assassinatos de lideranças quilombolas, indígenas, lideranças de trabalhadores rurais e pelos conflitos entre as facções”, afirmou Paulo Henrique Matos de Jesus, especialista em Segurança Pública.

Confira a lista

Junco do Maranhão (MA)
Central do Maranhão (MA)
Davinópolis (MA)
Estreito (MA)
Bacabeira (MA)

Tags: amazonia legal, bacabeira, Central do Maranhão, davinópolis, estreito, ibge, Junco do Maranhão