Lista tríplice deve ser formulada pelo TJ nesta quarta

Dois meses se passaram e, a lista tríplice de advogados-candidatos para a carga de desembargador do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) deve ser finalmente formada na quarta-feira (26) durante reunião plenária da Corte maranhense.

Os 33 desembargadores do TJMA terão o direito de votar e escolher os três nomes que serão enviados ao governador Carlos Brandão, que será responsável pela escolha final. No entanto, é de se esperar que haja questionamentos em relação ao processo de escolha, pois desde a formação da lista inicial, durante votação realizada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), já houve contestações, provocadas em duas oportunidades de votação antes de recebido com o processo.

Além disso, os seis nomes que passarão pelo escrutínio do Tribunal de Justiça também geraram conflitos. Houve até mesmo a possibilidade de devolver a lista à OAB Maranhão, para correção de “distorções” relacionadas ao nome de um dos indicados.

Durante esse período, o Tribunal estadual tentou implementar uma mudança no processo de votação, mas essa resolução foi posteriormente invalidada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Curiosamente, o advogado-empresário mencionado tem sido o centro de um imbróglio jurídico que tem causado atrasos no processo de seleção.

Fonte: Marrapa