Laudo aponta 13 trechos próprios para banho nas praias da Grande São Luís

Segundo o relatório mais recente da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), 13 trechos de praias estão próprios para banho na Grande Ilha de São Luís.

O monitoramento foi realizado dos dias 2 a 29 de maio, como parte do acompanhamento semanal das condições de balneabilidade das praias da Grande Ilha.

Os laudos da Sema são elaborados com base na coleta e análise de amostras de água de 22 pontos diferentes, localizados nas praias de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa. (Mais após a imagem)

A Secretaria informa que as águas destinadas à recreação – sejam elas doces, salobras ou salinas – são avaliadas como próprias ou impróprias para contato primário.

Além disso, foi constatado que a ocorrência das chuvas afeta de forma negativa a qualidade da água. Isso ocorre pelo aumento do carreamento de matéria orgânica proveniente da lavagem das vias públicas para os rios e, consequentemente, para o mar.

Portanto, a Sema recomenda evitar contato com as águas nas 24 horas seguintes às chuvas. Confira abaixo a lista divulgada pela Secretaria:

Por José Vitor | Com informações da Sema

Tags: laudo de balneabilidade, meio ambiente, praias, praias de São Luís