De janeiro a julho deste ano, foram registrados 21 casos de feminicídios no Maranhão. O último caso de feminicídios registrado no Maranhão aconteceu na última segunda-feira (03), um homem foi preso em flagrante, por policiais civis e militares do Maranhão, após cometer feminicídio no município de João Lisboa. Patrícia Medrado, de 24 anos, foi morta pelo ex-companheiro, Samuel Sousa, dentro da própria casa, no bairro Vila Emiliano. O suspeito foi preso pela Patrulha Maria da Penha.

Segundo as investigações da polícia, o suspeito, não satisfeito com o fim do relacionamento, entrou na residência com uso de uma chave extra e com uma ferramenta conhecida como “Pé de Cabra”, desferiu vários golpes na região da cabeça da vítima que estava dormindo. Após o crime, o indivíduo teria realizado uma ligação telefônica para a irmã relatando o fato. A Polícia Militar foi acionada, e conseguiu prender em flagrante o indivíduo.

Em março do ano passado, Patricia havia solicitado Medidas Protetivas de Urgência após um episódio de agressão, porém, dias depois, a mulher procurou o judiciário pedindo a revogação da medidas, passando a conviver com o agressor.

Esse foi o 21º caso de feminicídio no estado. Nos quatro primeiros meses do ano 2023, pelo menos 1.395 pedidos de medidas protetivas foram solicitados ao Poder Judiciário do Maranhão. O número equivale a 43 mulheres que solicitam ajuda diariamente.

Segundo dados da Polícia Militar do Maranhão, 49,4 mil mulheres já foram atendidas pela Patrulha Maria da Penha, no Maranhão. Criado em 2016, o grupamento da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), especializado em proteger mulheres de situações de violência doméstica, segue expandindo sua atuação no Estado.

Tags: Casos de feminicídio, Maranhão, Patrulha Maria da Penha, pmma, tjma