O Tribunal de Justiça do Maranhão, por meio da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ-TJMA), promoverá a segunda turma do Curso Preparatório para Pretendentes à Adoção – 2023, no período de 25 de setembro a 20 de outubro. A ação, realizada em parceria com a Escola Superior da Magistratura (ESMAM), é destinada aos pretendentes em processo de habilitação ou que desejam se habilitar no Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento – SNA.  As inscrições podem ser feitas até 15 de setembro.

Inscreva-se aqui.

O curso, no formato on-line, por meio de abordagens síncronas e assíncronas, visa proporcionar aos pretendentes informações acerca dos aspectos jurídicos, psicológicos e sociais sobre o tema. Além disso, estimula uma reflexão sobre seus planos e aspirações para a formação de uma família através da adoção. 

Nesta edição serão disponibilizadas 50 vagas aos pretendentes à adoção com pré-inscrição no Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA) ou às pessoas que já apresentaram pedido de habilitação à adoção perante o juízo com jurisdição em matéria da Infância e Juventude da comarca onde reside.

ESTRUTURA DO CURSO

A condução e construção da proposta do curso é de responsabilidade da equipe da CIJ, atuando junto às equipes multiprofissionais das diversas comarcas, que fornecem os elementos e direcionamentos essenciais para elaboração da capacitação de todos os interessados.

O preparatório está organizado em 5 módulos, totalizando 30 horas-aula, conforme a série abaixo.

  • Módulo 1: Introdução e abertura, com uma palestra sobre “A importância do preparo para a adoção”;
  • Módulo 2: Aspectos legais da adoção e a nova cultura em torno desse processo;
  • Módulo 3: Motivações para adoção e suas diversas facetas; 
  • Módulo 4: Processos fundamentais para o estabelecimento da parentalidade adotiva;
  • Módulo 5: O estágio de convivência e a formação de novos laços familiares.

Para mais informações, ligue: (98) 3261-6287 / 98771-8645 ou envie mensagem para o e-mail: coinfancia@tjma.jus.br.

Fonte: Ascom/TJMA

Tags: adoção, Maranhão, tjma