O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) publicou, na segunda-feira (08), o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. Assim como anunciado anteriormente, o período de inscrições será de 5 a 16 de junho, enquanto as provas serão aplicadas nos primeiros domingos de novembro – dias 5 e 12.

O valor da taxa de inscrição será de R$ 85. Para aqueles que solicitaram a isenção, o resultado já está disponível na Página do Participante. Já para aqueles que tiveram a solicitação negada, cabe recurso até o dia 12 de maio. Segundo o MEC, até o momento, mais de 2,4 milhões de pedidos foram aprovados, dando gratuidade à prova. 

O Enem avalia o desempenho escolar dos alunos ao término da educação básica. No primeiro dia serão aplicadas provas de linguagens, ciências humanas e redação, com duração de 5 horas e 30 minutos. O segundo dia, por sua vez, contará com questões sobre ciências da natureza e matemática, com duração de 5 horas. 

Os locais de prova devem ser divulgados ao longo do ano, mas, como de costume, o horário para a abertura dos portões será às 12h, com fechamento às 13h. O início das provas deve ser às 13h30 em ambos os dias.

Confira o cronograma completo do exame:

  • Inscrições: 5 a 16 de junho;
  • Pagamento da inscrição: 6 a 21 de junho;
  • Pedido de tratamento pelo nome social: 5 a 16 de junho;
  • Provas: 5 e 12 de novembro;
  • Divulgação do gabarito: 24 de novembro;
  • Divulgação do resultado: 16 de janeiro.

As notas do Enem são usadas como principal critério de seleção em instituições de ensino superior para programas do governo federal, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Fonte: SBT News

Tags: 2023, Brasil, edital, Enem, Exame Nacional do Ensino Médio