Indígenas interditam BR-316, em Bom Jardim

Um grupo de indígenas realizou uma manifestação no km 250 da BR-316/MA, no município de Bom Jardim. O grupo formado por 50 manifestantes utilizou pneus e galhos para interditar a rodovia. Eles reivindicam a votação do veto do Marco temporal. A manifestação que começou pela manhã se prolongou ao longo desta quinta-feira (14). Uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi acionada. O trânsito foi liberado por volta das 16h40.

– Entenda o que é marco temporal

O principal ponto apresentado pelo marco temporal é o de que os indígenas só devem ter direito a determinado território se comprovarem que estavam no local desde a promulgação da Constituição, em 5 de outubro de 1988.

A possibilidade é criticada por instituições e pelos povos originários, que apontam questões culturais e de conflito relacionadas à migração. Na prática, a tese pode permitir que grupos originários sejam expulsos de terras em que vivem atualmente, se não comprovarem estar no local desde 1988. A medida também pode suspender processos de demarcação de terras.

Tags: indígenas, manifestação, Maranhão, Marco Temporal