Um incêndio atingiu na noite deste domingo (27) a Paróquia de São Bento, em atividade desde 1886. Não houve mortos ou feridos.
O fogo tomou o local após o encerramento do festejo de Nossa Senhora dos Remédios, que tradicionalmente reúne católicos de todo o estado em São Bento.
As chamas tiveram início pouco depois do encerramento das festividades. Contudo, ainda não há uma confirmação do que originou o incêndio.
Valdesom Barbosa, coordenador da comunidade de Nossa Senhora dos Remédios, descreveu a ordem dos acontecimentos.
“Terminou o leilão de encerramento do festejo, guardamos as coisas do largo, com prazo de 15 minutos recebi o telefonema que a igreja estava pegando fogo”, informou.
📲 Clique AQUI e participe do nosso canal no Whatsapp.
O vídeo abaixo mostra o momento em que o templo católico é consumido pelas chamas:
Danos generalizados
O pároco local, Valdemiro Lemes, conseguiu recuperar o Sacrário da igreja e o levou para uma capela.
Conforme o sacerdote, havia ainda algumas imagens de Santos que estavam sujas de cinzas e carvão, mas inteiras.
No entanto, Valdemiro explicou que não foi possível recuperar outros itens e o cenário é de perda total.
Imagens registradas por fieis mostram a ausência do telhado da paróquia, bem como os danos causados ao altar e outras estruturas.
Reação da comunidade
Já na manhã desta segunda-feira (28), várias pessoas estiveram na Paróquia de São Bento para tentar colaborar na avaliação dos danos e início da recuperação.
O festejo de Nossa Senhora dos Remédios é realizado há mais de cem anos e representa uma importante celebração da fé cristã no estado.
Valbesom Barbosa
É uma festa tradicional, que tem mais de 100 anos de tradição. São filhos da terra, pessoas que vêm de São Luís, de toda a região aqui do Maranhão, às vezes até de fora, pessoas que eram daqui da terra, vêm durante o festejo para prestigiar.
De acordo com a secretaria paroquial, a festa data de 1886, mesmo ano em que houve o fincamento da cruz.
Por este motivo, a destruição causada pelo incêndio é motivo de grande comoção por parte da comunidade religiosa.
“O momento é de muita tristeza, de comoção, de todos da comunidade aqui de Nossa Senhora dos Remédios, de toda a paróquia de São Bento. Todos estão se sensibilizando e nós vamos agora aos próximos passos, vamos organizar para pedir doações, colaborações de empresários, de todos que puderem ajudar para nós conseguirmos reerguer o templo da nossa padroeira”, concluiu Valbesom.