PRF apreende 84m³ de madeira ilegal na BR-010

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, nas últimas 24h, 84 m³ de madeira ilegal na BR-010, em Imperatriz, sudoeste do estado. Segundo os agentes, as cargas foram apreendidas durante fiscalização realizada no km 260 da rodovia.

Os condutores de 46 anos, e de 54 anos, foram detidos e encaminhados para a delegacia da cidade onde assinaram um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), e foram liberados em seguida, se comprometendo a comparecer em juízo quando convocados.

Ao todo, cerca de 124 toneladas de madeira foram apreendidas pelos policiais. A primeira carreta foi apreendida por volta das 7h, na última segunda (1º) e tem placa de Mato Grosso.

Nela, a PRF encontrou 66 toneladas de madeira nativa da espécie Vouacapoua americana, popularmente conhecida como acapu, na forma de lascas e mourões. A espécie está classificada na categoria “Em Perigo (EN)”, Extinta na Natureza (EW), Criticamente em Perigo (CR) e Vulnerável (VU).

Já, no segundo caso, o veículo foi abordado e foi constatado durante fiscalização que a carga era formada por madeira nativa, além da equipe ter confirmado que a espécie de madeira transportada é de espécie em extinção.

As cargas apreendidas ficam no Posto da PRF de Imperatriz à disposição da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Renováveis – SEMA (MA).

Tags: imperatriz, madeira ilegal, Maranhão, prf